Conheçam a mente por trás de um dos maiores classicos do mundo dos games Nolan Bushnel o pai do Atar
- Rafael Barboza Silva
- 20 de set. de 2017
- 3 min de leitura

Nolan Bushnell, nasceu em Clearfield, Utah em 5 de fevereiro de 1943, engenheiro eletricista e empreendedor americano, fundador da Atari e da rede de fast food Chuck E. Cheese's.
Enquanto estudante na Universidade de Utah, em 1962, foi viciado no jogo Spacewar! criado por Steve Russell. Ele gostou tanto do jogo que em 1970, dois anos após sua graduação, converteu o quarto de sua filha, no local onde poderia transormar um computador num videogame de fliperama.
Ao terminar a universidade, fundou, em 1969, a Syzygy em parceria com o amigo Ted Dabney e juntos criaram uma versão mais simplificada de Spacewar! que pudesse rodar num dispositivo específico construído a partir de peças de máquinas de pinball quebradas.

Assim nascia Computer Space, o primeiro jogo a base de moedas fabricado em massa para os arcades. Em 1971, vendeu sua idéia para Bill Nutting, dono da Nutting Associates. Nutting então contratou Bushnell para vigiar a produção do "Computer Space" enquanto trabalhava em outros projetos de engenharia.
Eles começaram a venda do jogo no final, porém o "Computer Space" foi um fracasso, vendendo entre 500 e 1500 máquinas. Nolan não desistiu e buscou novas formas de tornar os aparelhos mais populares.
Enfrentou, primeiramente, um empecilho envolvendo o nome da companhia, já utilizado por outra empresa. Ao rebatizá-la, escolheu uma denominação que viria a se tornar o símbolo dos videogames no futuro próximo.
A Atari Inc., fundada em 27 de junho de 1972 e no mesmo ano começou a produzir em massa máquinas que reproduziam o jogo Pong, que consistia em uma partida de tênis eletrônico, no qual os jogadores batiam em uma bola quadrada de um lado para o outro utilizando retângulos.
Criado pelo engenheiro Al Alcorn, era um jogo bem simples, com mínimas instruções. Atari se destacou ao produzir dezenas de jogos para arcade, tendo US $ 1 bilhão em vendas anuais em 1982 e se tornou a empresa de mais rápido crescimento na história comercial americana.
Tempo depois, Nolan Bushnell vendeu a empresa para a Warner, que tinha feito uma oferta irrecusável. Um fato curioso é que, em 1976, Nolan recebeu a visita de um de seus funcionários, ninguém menos que Steve Jobs, o fundador da Apple. Naquela época, o jovem programador buscava investidores para a criação de sua empresa e ofereceu um terço da companhia caso Nolan concordasse em injetar 50 mil dólares no negócio.
Em entrevistas posteriores, o fundador da Atari disse que “foi esperto ao dizer não”, e que “era meio engraçado pensar naquilo quando não estava chorando”. A história é retratada no livro Steve Jobs, lançado em 2011. Em 1976, a Atari estava focada no mercado de arcades e desenvolvia seu protótipo de console doméstico para alcançar um público maior.

Contudo, Nolan não possuía em mãos o dinheiro necessário para finalizar o projeto. As circunstâncias vieram de encontro às pretensões de outra gigante do entretenimento, a Warner Communications, que demonstrava grande interesse no setor de videogames. Nolan fechou o acordo e vendeu a Atari por 28 milhões de dólares, conseguindo assim os recursos para o lançamento do Atari VCS (Video Computer System), que viria a se tornar o nosso querido Atari 2600, lançado em 1977.
Mesmo longe da Atari, Nolan ainda queria focar seu trabalho nos videogames e para isso fundou a Catalyst Technologies, dividida em quatro companhias: Androbot, Etak, Cumma e Axlon. Esta última chegou a produzir jogos para o Atari 2600 como forma de renovar a biblioteca do console após a forte queda nas vendas.
Hoje com 74 anos, Bushnell é um exemplo de profissional que dedicou uma vida inteira pelos seus sonhos, além ter sido determinante para os rumos que a indústria dos games.
Comments